Três elementos essenciais para o
sucesso literário do novo escritor

Eu não acredito que a simples publicação de um livro seja a realização de um sonho, pois, na minha opinião, para que o sonho se realize completamente, é necessário algo mais. Além de ser publicado, o livro tem que causar algum resultado, tanto na vida das pessoas que o compram quanto na vida do próprio escritor. Porém, para que esse resultado (seja ele qual for, desde que seja algo bom) possa realmente acontecer, é necessário que o escritor aprenda definitivamente a integrar os três elementos essenciais do sucesso literário, sendo que, o terceiro, é o mais importante de todos.
Para explicar quais são esses poderosíssimos elementos, vou usar um exemplo pessoal: 
Quando meu primeiro livro estava em processo de publicação, eu sentia a euforia e a ansiedade que permeia o coração de todo novo escritor. Minha mente imaginava as mais diversas situações e, para mim, era como se um novo mundo estivesse para existir. Foram semanas de espera para que fossem realizados todos os serviços editoriais e, por fim, a impressão. Até que, certo dia, fui surpreendido por um empregado de uma empresa de correio expresso italiana, a Bartolini, que tocava o interfone da minha casa na Itália, dizendo: “Spedizione per il signor Garcia”. Desci as escadas apressadamente, recebi aquela encomenda e voltei para a casa com as caixas, sabendo que eram meus lindos e maravilhosos livros. Fiquei muito feliz… Contudo, foi uma felicidade que durou apenas alguns minutos. Logo, essa felicidade foi sucumbida por uma pergunta que eu fiz a mim mesmo, para a qual, naquele momento, não havia nenhuma resposta: "Quem vai comprar esses livros se os únicos que sabem da existência dele é você e a sua família?"
Numa questão de segundos, percebi que, se realmente quisesse ter sucesso com aquele meu livro, precisaria fazer com que as pessoas passassem a saber da existência dele. E foi ali a partir dali que eu comecei a cultivar o primeiro elemento essencial para o sucesso literário...

1) DIVULGAÇÃO

Para mim, passou a ser de extrema importância que o meu livro fosse conhecido ou, pelo menos, visto pelo maior número de pessoas possível. Então, passei a divulgá-los por todos os meios imagináveis: facebook, site, marcadores, folhetos, boca a boca, revistas, jornais, blogs e tudo mais o que encontrasse pela frente. Como a cidade onde eu morava era pequena, por onde as pessoas passassem elas teriam a possibilidade de almenos visualizar qualquer coisa a respeito do meu livro.
Ao mesmo tempo, surgiu o segundo elemento para o sucesso literário...

2) CANAIS DE VENDA

Eu imaginava que, se algumas daquelas pessoas que vissem meu livro quisessem comprá-lo, então ele deveria estar disposto para a venda em algum lugar, além de simplesmente no site da editora, visto que, sendo uma editora nova, que estava nascendo com a publicação daquele livro, era totalmente desconhecida. As ações que pratiquei foram: 

a) Visitei pessoalmente cada uma das livrarias da cidade pedindo que eles vendessem meu livro, muitas não aceitaram, mas a maioria concordou em firmar uma parceria comigo, mesmo sabendo que eu era um escritor desconhecido;
b) Fiz parceria com uma instituição e consegui colocar meu livro à venda nos principais distribuidores onlines da Itália (Fazendo uma busca no google - Le lacrime della felicita, Ismael Garcia - você poderá comprovar isso;
c) Intensifiquei a divulgação do site, onde o livro estava sendo vendido;
d) Coloquei livro à venda em diversas bancas de revistas. Lembro que teve até um restaurante que aceitou vender meus livros ao seus clientes;
e) E, ainda, fiz acordo com algumas pessoas para que vendessem meu livro no boca a boca em troca de uma comissão;
 
Fazendo a divulgação de uma forma ampla e tendo vários canais de vendas, achei que seria o bastante e que, finalmente, meu sonho se realizaria por completo, mas, para a minha decepção, parecia que todos esforço que tinha feito até o momento estava sendo em vão. Havia vendido uns poucos livros que não pagavam nem as despesas de divulgação que tinha feito até aquele momento. Tudo indicava que eu deveria desistir e que aquela não era minha praia.
Na verdade, os passos dados até então eram necessários, mas não eram suficientes.
Passei diversos dias alisando a situação com o objetivo de encontrar a peça do quebra-cabeça que faltava.
Foi então que identifiquei o terceiro elemento do sucesso literário...


3) INTERESSE DO LEITOR PELO LIVRO


Um leitor só compra um livro quando o acha interessante, mas no conteúdo do meu livro não tinha nada de interessante que pudesse convencer alguém a comprá-lo. Não me desanimei porque sabia que existiam outros livros que também não tinham conteúdo interessante, mas que eram bem vendidos. E fui perceber que eram bem vendidos porque, de alguma forma, os leitores se interessavam por eles, ou por causa da editora que era famosa, ou por causa do escritor que era influente, ou por causa da capa e por vários outros motivos.
E, pelos comentários das primeiras pessoas que compraram meu livro, notei que, o que o tornava interessante, era o fato dele ter sido escrito diretamente em italiano, por um brasileiro, e por ter sido publicado pela minha editora que, na concepção da maioria, era uma coisa impossível de acontecer, visto que eu era um estangeiro. Então, comecei a divulgar amplamente essa situação, despertando curiosidade nas pessoas, que por sua vez se dirigiam aos diversos canais de venda, comprando meu livro, dando assim, início ao sucesso da editora Garcia.
Portanto, as minhas sugestões são:

1) Divulgue amplamente o seu livro, por todas as formas imagináveis. Nunca se canse de fazer isso, pois o maior número de pessoas possível precisa saber que seu livro existe;
2) Coloque seu livro à venda no maior número de canais de venda possível: livrarias, bancas de revista, lojas, distribuidores e livrarias online, facebook, marketplaces, etc. Onde você souber que vende livros, tente colocar seu livro lá. Vai por mim, você não vai se arrepender pelo esforço realizado;
3) Acima de tudo, descubra você primeiro o que torna seu livro interessante. Faça-se a pergunta: Por que alguém se interessaria pelo meu livro? E divulgue isso. Pare de perder tempo divulgando o que não vai despertar os interesses nos leitores. 

Faça acontecer e realize seu sonho! 

Um forte abraço
Ismael Garcia

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